[link=http://www.mensagens-online.com] [/link] [b]Mais recados? http://www.mensagens-online.com[/b]

Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

TRABALHO EM EQUIPE


Na Escola Municipal João Luiz dos Santos, os professores desenvolveram durante o ano de 2010, um mini-projeto com o objetivo de trabalhar de forma dinâmica alguns conceitos relativos a datas comemorativas. Esse trabalho foi realizado visando além da aprendizagem a interação entre professores e alunos. A cada mês uma turma preparava uma aula a ser ministrada na sala de outra turma, dando prioridade a uma aula dinamica e diferenciada. A escola contou com a participação de quase todos os professores e alunos e também com a colaboração da equipe pedagógica e direção da escola.

AMBIENTE ALFABETIZADOR

Nos anos iniciais a aprendizagem acontece em grande parte através da observação e do contato com o objeto da aprendizagem. Por isso o educador que atua nessa área precisa estar atento ao ambiente da sala de aula, criando um espaço que proporcione o contato da criança com um ambiente alfabetizador.
Toda a escola precisa oferecer um ambiente que desperte a curiosidade e o interesse pelo mundo da leitura, da escrita e da aprendizagem em geral.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM

Ao ingressar na escola a criança se depara com um mundo bastante diferente da realidade da sua casa, seus hábitos, horários, diversões são modificadas por uma série de novidades. Não podemos esquecer que o ambiente da escola deve permitir que a criança aprenda sem diminuir a importância de suas experiências anteriores, proporcionando oportunidades de aprender brincando e com prazer.
Na educação infantil e anos iniciais a necessidade muito grande de ensinar através do lúdico, pois aquilo que é aprendido com prazer jamais será esquecido e proporciona ao educando a oportunidade de interagir com seus colegas facilitando a oportunidade de adquirir conhecimentos na coletividade. Piaget já defendia a importância dos jogos para o desenvolvimento infantil e não se pode negar que estes se apresentam como facilitadores de aprendizagem e grandes estimuladores do raciocínio.