PLANO DE ENSINO
Assunto: Cinema na escola
Disciplina: Português e Matemática
Série: 3º ano do ensino fundamental - Ciclo inicial de alfabetização.
Tempo de duração: Um bimestre
Objetivos:
• Desenvolver a escrita, a leitura e as habilidades relacionadas aos cálculos;
• Identificar diferentes tipos de texto;
• Realizar operações com valores reais;
• Produzir diferentes tipos de textos;
• Conhecer e viver as etapas do plano de negócios;
• Aprender a tomar decisões obedecendo a critérios;
• Reconhecer a importância do trabalho em equipe;
• Diferenciar lucro e prejuízo;
• Entender os primeiros passos para se tornar um cidadão empreendedor;
• Promover sessões de cinema na escola;
Conteúdos:
• Montar um pequeno empreendimento dentro da própria escola com abertura para a participação de toda comunidade.
Metodologia:
• Visitar um cinema para que tomem conhecimento de como funciona;
• Pedir aos alunos que pesquisem e levem para a classe, vários resumos de filmes infantis conhecidos, para fazerem a leitura e exploração desse tipo de texto;
• Levar para a classe gravuras de filmes conhecidos para que os alunos criem o resumo dos mesmos;
• Levar para a classe cartazes de cinema, que anunciam os filmes e criar com os alunos outros cartazes de filmes conhecidos;
• Fazer com os alunos uma lista do que seria necessário para montar um cinema na escola, separando o que é preciso comprar e o que a escola já dispõe;
• Fazer um levantamento dos valores a serem gastos;
• Definir com os alunos o que poderá ser vendido durante as sessões de cinema e pesquisar os preços de compra e venda no comércio local;
• Pesquisar na aula de informática sobre os filmes que estão em cartaz atualmente;
• Elaborar tabela de preços dos produtos a serem vendidos (pipoca, refrigerante).
• Criar um nome fantasia para o empreendimento;
• Definir os responsáveis por cada atividade;
• Após as sessões, calcular os valores arrecadados, os gastos e o lucro ou prejuízo;
• Definir coletivamente em que será aplicado o valor arrecadado.
Avaliação:
A avaliação será feita durante todo o processo de execução do plano de ensino, observando a participação, empenho e assimilação do conteúdo trabalhado, valorizando as produções e pesquisas realizadas de forma individual e coletiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário