[link=http://www.mensagens-online.com] [/link] [b]Mais recados? http://www.mensagens-online.com[/b]

Páginas

terça-feira, 22 de maio de 2012

PLANO DE AULA

Modalidade/ nível de ensino: ensino fundamental anos iniciais Componente curricular: Ciências naturais Tema: os animais O que o aluno poderá aprender com esta aula. Identificar, diferenciar e classificar os animais de acordo com suas características. Duração das atividades 2 horas e 30 minutos Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os alunos. Ambiente Seres vivos Estratégias e recursos da aula Conteúdos específicos: • Locomoção dos animais • Revestimento do corpo • Como nascem os animais (ovíparos e vivíparos) • Ambiente em que vive (terrestres e aquáticos; domésticos e selvagens) • Utilidade dos animais para o homem. Recurso educacional • Introdução explicativa do conteúdo através de texto com links, para identificar as características dos animais. • Vídeo “DE ONDE VEM O LEITE”. Preparando a aula: Grupos de figuras e palavras serão distribuídos para grupos de alunos para que montem um cartaz e descubram o critério utilizado para separar os animais. Pedir aos alunos que colem as palavras (nomes dos animais) no cartaz junto com o respectivo animal. Fazer fichas com a classificação dos animais para que os alunos colem nos cartazes. Introduzindo a aula Formar cinco grupos de quatro pessoas utilizando gravuras de animais. Grupo 1: grupo de leão Grupo 2: grupo do gato Grupo 3: grupo do papagaio Grupo 4: grupo da abelha Grupo 5: grupo do celho. Desenvolvendo a aula: Texto com links e discussão. Vídeo e discussão Reproduzir o vídeo para os alunos e fazer perguntas para discussão. • Que animais domésticos têm em sua casa? • Você já viu algum animal selvagem? Onde e qual, ou quais? • Cite nomes de animais aquáticos. • Como os animais podem ser úteis ao homem? • Que alimentos os animais podem nos fornecer? Após ouvir as respostas e questionamentos dos alunos, propor que montem os cartazes e descubram o critério utilizado para classificá-los. Sistematizando a aula. Pedir aos alunos para que apresente seus trabalhos à turma e colem os cartazes em lugar visível para toda a escola. Sugestão de alternativa para o desenvolvimento da aula. Montagem de um mapa conceitual para explicar a classificação dos animais de acordo com suas características comuns. Sugestão de aprofundamento Visitas a uma fazenda onde seja possível observar diversos tipos de animais em seu ambiente natural.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

As Tecnologias na Aprendizagem ao Longo da Vida

A aprendizagem é um processo contínuo que se inicia quando nascemos e perdura ao longo de nossa vida, e necessita ser aprimorado constantemente. O nível de civilização o qual estamos inseridos exige de nós interação com o que é de mais moderno na comunicação e no mundo digital, e para que ocorra o aprendizado em relação a essas novas tecnologias sugere uma predisposição para conhecer o novo seguido de fatores essenciais como o ambiente e a necessidade de adquirir novas informações que facilitaram nossa inserção no mundo digital. É válido ressaltar que o aprendizado não ocorre somente em sala de aula ele é um processo contínuo que exige aprimoramento de nossas capacidades intelectuais e o enriquecimento de nossas habilidades e a ampliação dos meios de comunicação. Considerando o avanço tecnológico certamente o convívio social e o sucesso profissional dependem de um processo contínuo de aprendizagem. Para potencializar o uso de tecnologias e o enriquecimento das aulas o educador precisa ser um eterno aprendiz, transformando cada experiência em momentos de aprendizagem para englobar as tecnologias na escola como uma ferramenta de informação que irá facilitar e tornar mais rápido e interessante o acesso aos conteúdos curriculares assim como oferecer aos alunos novas experiências que serão transformadas em conhecimento dando continuidade a aprendizagem ao longo da vida.

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

Durante um longo período a imagem do professor era de detentor da verdade absoluta; pessoa de grande prestígio e reconhecimento na sociedade, mesmo que não apresentasse na íntegra tão grandioso conhecimento quanto dispensava a função. Ser professor na atualidade requer um aprendizado constante, uma capacidade significativa de ser flexível diante de realidades, situações e vivências cada vez mais diversificadas que encontramos. É preciso admitir, que principalmente no mundo virtual, na maioria das vezes o conhecimento do aprendiz é mais amplo que o do próprio mestre, pois são estimulados precocemente para as descobertas e dispõem de tempo suficiente para buscar novos conhecimentos, enquanto que o professor costuma utilizar o pouco tempo que dispõe para planejar seus conteúdos curriculares. Como professor aprendiz, estou sempre disposta a adaptar as necessidades e exigências que a função requer, mesmo ciente de que às vezes o novo vem acompanhado de incertezas, mas, procuro oportunizar a predisposição para a formação contínua do individuo através de metodologias de ensino aprendizagem diversificadas e meios tecnológicos adequados. Acredito muito na capacidade produtiva do trabalho em grupo, do compartilhar experiências e aprender e no aprender sempre.