[link=http://www.mensagens-online.com] [/link] [b]Mais recados? http://www.mensagens-online.com[/b]

Páginas

terça-feira, 22 de maio de 2012

PLANO DE AULA

Modalidade/ nível de ensino: ensino fundamental anos iniciais Componente curricular: Ciências naturais Tema: os animais O que o aluno poderá aprender com esta aula. Identificar, diferenciar e classificar os animais de acordo com suas características. Duração das atividades 2 horas e 30 minutos Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os alunos. Ambiente Seres vivos Estratégias e recursos da aula Conteúdos específicos: • Locomoção dos animais • Revestimento do corpo • Como nascem os animais (ovíparos e vivíparos) • Ambiente em que vive (terrestres e aquáticos; domésticos e selvagens) • Utilidade dos animais para o homem. Recurso educacional • Introdução explicativa do conteúdo através de texto com links, para identificar as características dos animais. • Vídeo “DE ONDE VEM O LEITE”. Preparando a aula: Grupos de figuras e palavras serão distribuídos para grupos de alunos para que montem um cartaz e descubram o critério utilizado para separar os animais. Pedir aos alunos que colem as palavras (nomes dos animais) no cartaz junto com o respectivo animal. Fazer fichas com a classificação dos animais para que os alunos colem nos cartazes. Introduzindo a aula Formar cinco grupos de quatro pessoas utilizando gravuras de animais. Grupo 1: grupo de leão Grupo 2: grupo do gato Grupo 3: grupo do papagaio Grupo 4: grupo da abelha Grupo 5: grupo do celho. Desenvolvendo a aula: Texto com links e discussão. Vídeo e discussão Reproduzir o vídeo para os alunos e fazer perguntas para discussão. • Que animais domésticos têm em sua casa? • Você já viu algum animal selvagem? Onde e qual, ou quais? • Cite nomes de animais aquáticos. • Como os animais podem ser úteis ao homem? • Que alimentos os animais podem nos fornecer? Após ouvir as respostas e questionamentos dos alunos, propor que montem os cartazes e descubram o critério utilizado para classificá-los. Sistematizando a aula. Pedir aos alunos para que apresente seus trabalhos à turma e colem os cartazes em lugar visível para toda a escola. Sugestão de alternativa para o desenvolvimento da aula. Montagem de um mapa conceitual para explicar a classificação dos animais de acordo com suas características comuns. Sugestão de aprofundamento Visitas a uma fazenda onde seja possível observar diversos tipos de animais em seu ambiente natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário