[link=http://www.mensagens-online.com]
[/link]
[b]Mais recados? http://www.mensagens-online.com[/b]
Páginas
terça-feira, 22 de maio de 2012
PLANO DE AULA
Modalidade/ nível de ensino: ensino fundamental anos iniciais
Componente curricular: Ciências naturais
Tema: os animais
O que o aluno poderá aprender com esta aula.
Identificar, diferenciar e classificar os animais de acordo com suas características.
Duração das atividades
2 horas e 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os alunos.
Ambiente
Seres vivos
Estratégias e recursos da aula
Conteúdos específicos:
• Locomoção dos animais
• Revestimento do corpo
• Como nascem os animais (ovíparos e vivíparos)
• Ambiente em que vive (terrestres e aquáticos; domésticos e selvagens)
• Utilidade dos animais para o homem.
Recurso educacional
• Introdução explicativa do conteúdo através de texto com links, para identificar as características dos animais.
• Vídeo “DE ONDE VEM O LEITE”.
Preparando a aula:
Grupos de figuras e palavras serão distribuídos para grupos de alunos para que montem um cartaz e descubram o critério utilizado para separar os animais.
Pedir aos alunos que colem as palavras (nomes dos animais) no cartaz junto com o respectivo animal.
Fazer fichas com a classificação dos animais para que os alunos colem nos cartazes.
Introduzindo a aula
Formar cinco grupos de quatro pessoas utilizando gravuras de animais.
Grupo 1: grupo de leão Grupo 2: grupo do gato Grupo 3: grupo do papagaio
Grupo 4: grupo da abelha Grupo 5: grupo do celho.
Desenvolvendo a aula:
Texto com links e discussão.
Vídeo e discussão
Reproduzir o vídeo para os alunos e fazer perguntas para discussão.
• Que animais domésticos têm em sua casa?
• Você já viu algum animal selvagem? Onde e qual, ou quais?
• Cite nomes de animais aquáticos.
• Como os animais podem ser úteis ao homem?
• Que alimentos os animais podem nos fornecer?
Após ouvir as respostas e questionamentos dos alunos, propor que montem os cartazes e descubram o critério utilizado para classificá-los.
Sistematizando a aula.
Pedir aos alunos para que apresente seus trabalhos à turma e colem os cartazes em lugar visível para toda a escola.
Sugestão de alternativa para o desenvolvimento da aula.
Montagem de um mapa conceitual para explicar a classificação dos animais de acordo com suas características comuns.
Sugestão de aprofundamento
Visitas a uma fazenda onde seja possível observar diversos tipos de animais em seu ambiente natural.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário