[link=http://www.mensagens-online.com]
[/link]
[b]Mais recados? http://www.mensagens-online.com[/b]
Páginas
domingo, 31 de agosto de 2014
BARALHO DA ADIÇÃO: Importância dos jogos na alfabetização matemática.
Desenvolvi com os alunos um jogo denominado BARALHO DA ADIÇÃO com o objetivo de permitir que o educando exercite e desenvolva o conhecimento relativo ao raciocínio lógico matemático mais especificamente os relativos a adição com dezenas. Cada par de cartas contem: uma carta contendo adição com numerais e desenhos e outra contendo a resposta para a respectiva operação em numeral e em quantidade de desenhos. Aproveitei para utilizar formas geométricas para representar as quantidades, pois também estávamos estudando esse conteúdo. Cada aluno recortou e montou seu baralho e construiu um envelope para guardá-lo, desenvolvendo as habilidades de coordenação motora.
O baralho foi confeccionando em cartolina com fundo opaco para evitar a visualização do conteúdo da carta.
1º momento
Recorte das cartas e construção do envelope.
2º momento
Com os alunos sentados em circulo fizemos a simulação do jogo para que todos entendessem as regras.
3º momento
Realização do jogo em duplas na sala de aula sob coordenação da professora.
4º momento
Orientação para realizarem o jogo em casa com alguém da família e relatar na próxima aula como foi à experiência.
5º momento
Relato oral e escrito da experiência do trabalho com jogos na sala de aula e na família.
6º momento
Incentivo para que construam em família ou com colegas novos jogos, determinem as regras e façam registros da experiência.
Os alunos desenvolveram o jogo com muito entusiasmo, entenderam facilmente como jogar e exercitaram bastante as habilidades necessárias para contagem em seqüência numérica e identificação dos numerais compreendendo o significado da adição envolvendo unidades.
segunda-feira, 21 de abril de 2014
IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE ALFABETIZADOR
De acordo com Ana Teberosky, um ambiente alfabetizador “é aquele em que há uma cultura letrada, com livros, textos – digitais ou em papel – um mundo de escritos que circulam socialmente. A comunidade que usa a todo o momento esses escritos, que faz circular idéias que eles contêm, é chamada alfabetizadora”. Permitindo desta maneira, a inserção da língua escrita no cotidiano do alfabetizando, seja por meio de revistas, jornais, gibis, livros, cartazes, das palavras na lousa, ou de situações cotidianas, como outdoors, letreiro de ônibus ou metrô, caixas eletrônicos etc.
O ambiente alfabetizador, portanto, deve ser organizado de forma que se constitua uma ferramenta de aprendizagem, e que inclua diversos gêneros textuais, os quais devem estar acessíveis aos alunos e permitir uma interação com os mesmos.
Tal ambiente não valoriza apenas a aparência, o material escrito deve estar relacionado com as atividades desenvolvidas, de acordo com as necessidades dos alunos, o que possibilita as crianças construírem seu próprio conhecimento.
fonte
http://educart-fazdeconta.blogspot.com.br/2010/05/sala-de-aula-como-ambiente.html
TEXTO FATIADO
O trabalho com texto fatiado incentiva a leitura, desperta a atenção e concentração na sequência do texto.
domingo, 6 de abril de 2014
ATIVIDADES COM A LETRA P
Alunos do 1º ano Carlos Drummond de Andrade, da E.M.J.L.S. desenvolvendo atividades de introdução da letra P.
Colocando a mão dentro de uma caixinha de surpresa para identificar objetos cujo nome comece com a referida letra. Em seguida as palavras foram escritas em cartaz com a participação dos alunos.
Assinar:
Postagens (Atom)